SORTEIO

Seja um seguidor e concorra a sorteios semanais de CDs e livros.



18 novembro 2010

Os nomes das notas musicais - Atividades 1

O automatismo das ordenações dos nomes notas musicais é uma das ferramentas básicas da leitura musical. Para mim não existe maneira mais musical e impactante de abordar esse conteúdo do que com a escuta do arranjo da música Minha Canção, que integra a trilha de Os Saltimbancos, versão de Chico Buarque para o original de Enriquez  e Bardotti, inspirado no conto Os músicos de Bremen dos Irmãos Grimm. De imediato, diversão: os personagens - quatro animais - expõem seu (des)conhecimento a respeito das notas musicais. O burro, compenetrado e inteligente, ensina-os, então, a entoar uma escala, que é apresentada com delicadeza e elegância pela flauta. Em seguida o grupo canta a escala com os nomes das notas e, depois, com a letra-pura-poesia. Assim, as crianças compreendem para que servem as notas musicais: para formar melodias as partir de infinitas combinações e podermos viajar nos contornos sonoros. Gosto de apresentar a letra da canção como mostrado na ilustração, em movimento ascendente e descendente, e não da forma convencional, de cima para baixo (lá embaixo você encontra um link para imprimir esta figura (abra o link, clique na imagem e depois em "visualizar impressão" para escolher o tamanho desejado).



















A apreensão da ordenação dos sete nomes em sequência é imediata e muitas crianças já trazem-na assimilada. O que precisa ser trabalhado é o automatismo em pequenos blocos e em duplas de notas vizinhas. Os jogos com cartões e cartelas favorecem e consolidam o automatismo das ordenações das notas devido à sua natureza visualmente concreta. Com um conjunto de dez fichas de cada nome de nota e algumas cartelas e cartazes podem ser feitos vários jogos. É importante eles que sejam utilizados paralelamente a atividades que envolvam a verbalização de sequências de notas juntamente com batimentos corporais (palmas ou batidas nas pernas), atividades com bola, nos instrumentos melódicos e, principalmente, com a performance de canções e peças que apresentem tais padrões em graus conjuntos, como O sabiá, da Carmem Mettig, Maria Fumaça e Lobo Mau, de minha autoria. Você pode ouvir a música Lobo Mau no seguinte link:
http://dl.dropbox.com/u/15280243/Lobo%20mau.wma . Role até o final do blog, e lá embaixo você encontrará uma página com esta atividade para imprimir (clique na imagem e depois em "visualizar impressão", para ajustar o tamanho).



Nos jogos sugeridos em seguida, as notas são apresentadas primeiro em uma disposição vertical e depois em diagonal. A disposição diagonal envolve a compreensão de duas dimensões simultâneas: a do intervalo entre as notas e a seqüência temporal melódica das mesmas, o que representa um importante pré-requisito para a leitura.



JOGO DO ARRANHA-CÉU

Este jogo trabalha as ordenações em graus conjuntos.
O professor distribui fichas para os alunos preencherem
o edifício (deve-se começar também pelo topo do arranha-céu para se trabalhar também o automatismo descendente). Depois de preenchido o edifício, os alunos devem falar toda a seqüência em movimento ascendente e descendente. Gradativamente, o professor vai retirando algumas fichas do cartaz até que eles reproduzam toda a sequência de memória.         















JOGO DO CONDOMÍNIO                                                       


Este jogo trabalha a fixação dos vizinhos em disposição diagonal. Cada participante recebe uma cartela. As fichas são colocadas sobre a mesa, viradas para baixo. A cada rodada, o aluno retira uma ficha e verifica se ela se encaixa na sua cartela. As que não se encaixarem são descartadas e podem ser compradas pelos colegas, até todos preencherem suas cartelas.
 



KUALA LUMPUR
Kuala Lumpur é o nome da capital da Malásia, cidade onde se situa um dos edifícios mais altos do mundo. Este jogo destina-se às ordenações em terças. O edifício apresenta 28 andares vazios dispostos alternadamente à esquerda e à direita. Cada aluno recebe cinco fichas. Sorteia-se uma ficha para iniciar o edifício e esta é colocada no primeiro espaço, à esquerda. O próximo aluno coloca a devida nota no espaço subindo à direita, e assim por diante, até se completar todo o edifício. Se ninguém tiver a nota necessária, o professor poderá buscá-la no monte de fichas. Quando o edifício estiver completo, os alunos deverão falar a seqüência das notas dispostas à esquerda e depois à direita, verbalizando, assim, a sequência de terças formada em cada coluna vertical.












PARECE MAS NÃO É

Este jogo trabalha a associação de intervalos de segundas e terças à sua representação no pentagrama. O material consiste de cartelas retangulares divididas em seis espaços. O espaço superior contém a representação de um intervalo de segunda ou de terça, nas linhas ou nos espaços, ascendente ou descendente. As fichas contêm os nomes de duas notas correspondentes às várias combinações de intervalos. Cada participante recebe uma cartela; as fichas são colocadas sobre a mesa, viradas para baixo. Os alunos devem preencher suas cartelas com as fichas correspondentes ao intervalo representado.





VIZINHANÇA

Este jogo consiste de um circuito para ser preenchido com nomes de notas, subindo e descendo. Cada participante recebe dez fichas e, em cada rodada, posiciona uma delas em um local apropriado, conforme as referências que se encontram espalhadas na imagem. Pode ser preciso comprar fichas no monte. É permitido posicionar fichas em terças, ou mesmo em outros intervalos. Vence quem terminar suas fichas primeiro.

Você pode imprimir este jogo em tamanho A4 abrindo o link lá embaixo. Clique na imagem e ajuste o tamanho no menu "visualizar impressão".

8 comentários:

Bruxalda disse...

Cecília,

Sou prof. de Ed. Infantil, amo música, porém sinto mta dificuldade em trabalhar este tema.
Espero que vc poste algo para leigos como eu.
Já tenho o "Poemas Musicais" que me enviou com tanto carinho. Tô esperando o volume dois.
Parabéns pelo blog!!!!

Baci

GABRIEL MUZZI disse...

Cecília,

Há mais de dois anos, conheci o seu trabalho. Seus livros e músicas alimentam minha paixão pela educação musical. Hoje, sou professor de canto em musicalização infantil em Belo Horizonte e sempre recorro ao seus materiais.
Uma beleza agora poder ler e seguir seu blog!

Gostaria muito de comprar o "Poemas Musicais"! não encontro mais!

Abraços,

Gabriel

Cissa Cabral disse...

Cecília,sou fabricante da Tabela para Transposição de Notas Musicais, objeto de Patente. Tenho condições de atender todo Brasil, porém, minha maior demanda está na Europa!
Quero divulgar a existência da Troque$Toque, também chamada de a Calculadora do músico, aqui no Brasil! Pois muitos músicos ainda fazem de cartolina! www.troquetoque.com.br
Parabéns!!
Acho vc maravilhosa!!!
Parabéns!

Anônimo disse...

cecilia vc e de mais

Anônimo disse...

I'm very pleased to uncover this web site. I want to to thank you for ones time for this particularly wonderful read!! I definitely savored every little bit of it and i also have you book-marked to see new information in your web site. I hope you don't mind,
I bookmarked Blogger: Cec�lia Cavalieri Fran�a Educadora musical, Ph.
D at Reddit so my family will see it too. May I also
share a word of advice. Getting brilliant video marketing could possibly be
fairly difficult. I find it most effective to speak with a a
San Diego Probate Attorneys. Our crew of Best Estate Planning Attorneys
in San Diego are here to help you with all your legal necessities.


my blog - Top San Diego Estate Planning Attorneys

Anônimo disse...

Hi, I do believe this is a great blog. I stumbledupon it ;) I am going to revisit once again
since i have saved as a favorite it. Money and freedom is the best way
to change, may you be rich and continue to help
others.

Also visit my weblog early stages of genital warts

Anônimo disse...

I have encountered this subject even before "Os nomes das notas musicais - Atividades 1".
We are in Orange County|an Orange County properties.


Feel free to visit my blog ... good real estate agent in Orange County shows off ()

Unknown disse...

Muito boa duas ideias .
Me ajudaram muito a desenvolver meu trabalho com as crianças!

Instruções para imprimir as imagens

Clique para abrir o link; clique sobre a imagem que deseja imprimir; abra o menu "arquivo" e clique em "visualizar impressão" para ajustar o tamanho da imagem. Você também pode salvar a imagem para imprimi-la em tamanho A3 em uma gráfica rápida.