SORTEIO

Seja um seguidor e concorra a sorteios semanais de CDs e livros.



19 novembro 2010

Educação-musical-ambiental 1


Acho que sou uma educadora-ambientalista-musical, ou uma educadora-musical-ambientalista. Considero o “meio ambiente” um dos temas transversais mais prementes da educação. Além da construção de valores e atitudes responsáveis e conscientes com relação ao planeta, às cidades e aos cidadãos, cartilha de todo educador, podemos contribuir sobremaneira para a conscientização das crianças com relação ao que tem se chamado ecologia sonora. Não há aparelho auditivo que se conserve íntegro diante do incrível excesso de barulho das metrópoles, dos amplificadores dos shows ou dos fones-de-ouvido-24-por-dia.

A perda auditiva é um problema de saúde pública (veja, por exemplo, Cadernos de Saúde Pública, v.39-nº2, v.22-nº1, v.10-nº2). A contribuição do mau hábito de se ouvir música muito alta para esse quadro é decisiva. Quanto menos se escuta, mais se aumenta o volume. Somos agredidos constantemente por uma 'violência auditiva' que tem efeitos físicos e psicológicos alarmantes. Mas muitos nem se dão conta...

Murray Schafer já alertava para esse problema há 40 anos, com seu World Soundscape Project. Hoje, os conceitos “paisagem sonora” e “ecologia sonora” circulam em diversos núcleos, desde as ciências até a arquitetura. Como minimizar os ruídos indesejáveis dos centros urbanos? Com criatividade, tecnologia e educação. Como reduzir os decibéis das caixas de som? Com legislação, informação e educação. Como reinventar a escuta? Com silêncio, limite e educação. Para desenvolvermos uma 'escuta sustentável', educação é tudo.
  
Toda 6ª feira será dia de Educação-musical-ambiental aqui no blog. Acredito que noções de ecologia sonora, acústica, tecnologia e cidadania podem permear um trabalho calcado no desenvolvimento de uma relação de amor com o planeta e com todos os seres viventes. É por aí que quero começar esse tema, por meio das músicas Mapa e Pele.


Clique para ouvir Mapa: http://dl.dropbox.com/u/15280243/9%20Mapa.wma
Vozes: Cecília, José Lucas, Fernanda e coro (Verenna, Giovanna e Nathalia)




Clique para ouvir Pelehttp://dl.dropbox.com/u/15280243/Pele.wma
Voz: Sérgio Pererê, do Grupo Tambolelê







































As imagens estão disponíveis para impressão no final, lá embaixo (abra o link, clique na imagem e depois em "visualizar impressão" para escolher o tamanho desejado).




Curiosidades (para as crianças):

É possível ouvir o silêncio?
O que são ondas sonoras?

Aguardem as respostas na próxima semana. 

3 comentários:

Vivi disse...

Resposta da minha garota de 5 anos: "Não é possível ouvir o silêncio, silêncio não tem som". "É quando tá sem barulho, mãe. Então fica quietinho, sem som nenhum".

Jaqueline Souza disse...

Cecília...saudades de você..é tão bom relembrar os dias encantados que passei ao seu lado..Obrigada..beijo Grande

Bianca Luar disse...

Que bom este cantinho mágico da Cecília,quanta inspiração, idéias,reflexões sábias e sinceras! Sou fanzoca!!!

Instruções para imprimir as imagens

Clique para abrir o link; clique sobre a imagem que deseja imprimir; abra o menu "arquivo" e clique em "visualizar impressão" para ajustar o tamanho da imagem. Você também pode salvar a imagem para imprimi-la em tamanho A3 em uma gráfica rápida.